Qual a relevância do Engasgo na infância? Seu filho tem Disfagia?
Disfagia é a alteração da deglutição e pode cursar com dor.
Pode trazer grande morbidade e mortalidade, por causar desnutrição quando impede a ingestão de alimentos necessários para suprir as calorias e nutrientes; ou pode causar aspiração de alimentos, em qualquer faixa etária, e tem como conseqüência as pneumonias aspirativas.
No pré-escolar até a adolescência, a disfagia também tem importância por ser um sintoma relevante na Esofagite proveniente da Doença do Refluxo e na Entidade Alérgica não mediada pelo IgE, chamada Esofagite Eosinofílica. Esta, basicamente é uma doença que tem a mucosa esofágica invadida por muitas células que participam das reações alérgicas, com aumento do número de eosinófilos na mucosa esofagiana, causando diminuição do lúmen e consequente obstrução do órgão (estenose). O diagnóstico só ocorre pela biopsia do esôfago, podendo ser realizada através da endoscopia digestiva alta.
Dra. Ana Luíza C. Izoton
Gastroenterologista pediátrica
CRM ES. 5512 RQE 3107 e 9021
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo
- Residência Medica em Pediatria Instituto da Criança - USP (Universidade de São Paulo) e em Gastroenterologia Pediátrica EPM (Escola Paulista de Medicina) - Unifesp
- Pós Graduação em Deficiência Física pela Escola Paulista de Medicina (EPM) na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
- Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria