Esofagite Eosinofílica

Esofagite Eosinofílica

O que é Esofagite eosinofílica?

É uma inflamação crônica do esôfago por acúmulo de Eosinófilos.

 

Quais sintomas são comuns na Esofagite Eosinofílica?

Os sintomas em crianças pequenas incluem dificuldades alimentares, déficit de crescimento e refluxo gastresofágico, vômitos, dor abdominal e regurgitação; adolescentes e adultos apresentam disfagia e impactação alimentar.

 

Como é feito o diagnóstico?

Por Endoscopia Digestiva Alta (EDA), geralmente se observa anéis de mucosa, estrias, estenoses e placas brancas. Entretanto, este exame nem sempre se correlaciona com a clínica. A biopsia demonstra 15 ou mais Eosinófilos presentes no Esôfago.

 

A esofagite eosinofílica é um tipo de alergia alimentar?

Sim. Geralmente múltiplos alimentos estão envolvidos, sendo os mais comuns, o Leite de vaca (LV), ovo, trigo, peixe, soja, amendoim, e menos comumente arroz, carne vermelha e frango. E é uma alergia alimentar mista, ou seja, por mecanismo imunológico mediado por IgE e não mediado por IgE e sim por Células (Ex. Interleucina 13).

 

Que exames podem auxiliar a identificar esses alimentos alergênicos?

Para as alergias mediadas por IGE: O Teste alérgico Cutâneo e a dosagem de IgE específica. Para as não mediadas por IgE, o Patch Test.

 

A EEo pode estar associada a outras doenças?

Sim. À Asma, doença de Crhon, Doença Celíaca.

 

O que pode acontecer se houver atraso no diagnóstico da esofagite eosinofílica?

A inflamação evolui para cicatrização com consequente estenose do esôfago, o que leva a seu estreitamento significativo.

 

Como é feito o tratamento?

Baseado na exclusão da dieta do alimento (s) desencadeante (s), com medicamentos prescritos pelo seu alergista que incluem Inibidores de Bomba de Próton e Corticóide tópico deglutido.

 

Como deve ser feita a dieta de exclusão?

A dieta de exclusão direcionada pelos testes alérgicos oferece melhores alternativas aos pacientes, com melhora da qualidade de vida, além de diminuir o risco nutricional. Assim, evita-se excluir alimentos desnecessários e não se deixa de excluir o que realmente é necessário.

A isenção da dieta alergênica é essencial para melhora do paciente.

 

Fonte:
Eosiniphilic Esophagitis - American Aacademy of Allergy, Asthma and Immnulogy-AAAAI www.aaaai.org
Eosinophilic esophagitis: clinical presentation in children Gastroenterol Clin North Am. 2014 Jun;43(2):219-29
Allergy-test-driven elimination diet is useful in children with eosinophilic esophagitis, regardless of the severity of symptoms Allergy Immunol. 2015 Jun;26(4):323-9.

Dra. Fernanda Duarte

Alergista, Imunologista e Pneumologista pediátrica

CRM ES 5630. RQE 3761 e 3766

 
  • Graduação em Medicina pela Escola de Medicina Santa Casa de Misericórdia de Vitória
  • Residência Médica em Pediatria no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) e em Alergia, Imunologia e Pneumologia Pediátrica no Centro Geral de Pediatria e Hospital Felício Rocho
  • Pós graduação em Deficiência Física pela Escola Paulista de Medicina na Associação de Assistência à Criança Deficiente
  • Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria