O que é alergia alimentar?
Alergia alimentar são as reações adversas a alimentos, dependentes de mecanismos imunológicos, IgE mediados ou não.
O que é a FPIES?
A Síndrome da Enterocolite Induzida por Proteína Alimentar é uma alergia gastrointestinal não mediada por IGE, e sim por células. É a mais grave das alergias alimentares não mediadas por IGE.
Quais as manifestações clínicas da FPIES?
FPIES aguda – uma a três horas após ingerir o alimento a criança apresenta irritabilidade, seguida de vários episódios (10-20vezes) de vômitos em jato, letargia, desidratação importante, palidez, cor acinzentada, alguns apresentam hipotensão e hipotermia. Pode se associar diarreia algumas horas após.
Exames laboratoriais evidenciam leucocitose, anemia, plaquetose, hipoalbumiemia, eosinofilia e metemoglobinemia.
A FPIES pode se apresentar de outra forma?
Em menos de 15% dos casos pode ocorrer a forma crônica da doença, que se caracteriza por vômitos intermitentes, diarreia líquidas, as vezes com muco, desidratação e dificuldade de ganhar peso.
Qual o diagnóstico diferencial da FPIES?
Principalmente Gastroenterite aguda, Intoxicação alimentar, Refluxo gastresofágico grave, Obstrução intestinal, Esofagite eosinofílica e Sepse.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é baseado na história de exposição ao alimento suspeito, manifestações clínicas e Teste de Provocação oral, já que o Teste alérgico cutâneo e IGE específica são negativas.
Quais os principais alimentos causam a FPIES?
Leite de vaca e soja são as principais (50% dos casos), outros alimentos envolvidos são o arroz, a aveia, batata, peixe, frango e ovo. É comum mais de um alimento causar a FPIES.
Como é o tratamento?
Dieta isenta dos alimentos desencadeadores.
A FPIES é uma alergia alimentar grave e precisa ter diagnóstico precoce para suspensão do alimento suspeito.
Fonte:
www.fpiesbrasil.com.br
Nowak-Wegrzyn A.Food protein-induced enterocolitis syndrome and allergic proctocolitis. Allergy Asthma Proc 36:172–184, 2015
Dra. Fernanda Duarte
Alergista, Imunologista e Pneumologista pediátrica
CRM ES 5630. RQE 3761 e 3766
- Graduação em Medicina pela Escola de Medicina Santa Casa de Misericórdia de Vitória
- Residência Médica em Pediatria no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) e em Alergia, Imunologia e Pneumologia Pediátrica no Centro Geral de Pediatria e Hospital Felício Rocho
- Pós graduação em Deficiência Física pela Escola Paulista de Medicina na Associação de Assistência à Criança Deficiente
- Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria