O que é urticária?
Urticária é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento súbito de pápulas avermelhadas e edemaciadas (inchadas) na superfície da pele que coçam ou queimam de modo intenso; podem surgir isoladas ou agrupadas, algumas vezes formando placas, em qualquer local do corpo, de forma variada, em geral arredondadas, que mudam de lugar. Pode surgir febre, dor abdominal e vômitos.
O que é Angioedema?
É o edema na derme (pele) profunda, tecidos subcutâneos (abaixo da pele) e submucoso (abaixo das mucosas) levando a inchaço de lábios, face, orelhas, pálpebras, mãos ou pés ou até mesmo e mais raramente, em órgãos internos como intestino e a laringe. Geralmente, ocorre em associação à Urticária.
Como podemos diferenciar as Urticárias Agudas das Crônicas?
As Agudas duram até seis semanas, na maioria das vezes tem causa conhecida pelo paciente, alimentos ou medicamentos.
As Crônicas duram mais de seis semanas, quando acometem órgãos internos incluem sintomas mais variados e em 85% das vezes não se consegue determinar a causa.
O que são as Urticárias físicas?
São aquelas que surgem a partir de um estímulo físico. Exemplos:
- Urticária colinérgica - após atividade física intensa e sudorese;
- Urticária ao frio - por exposição ao frio;
- Urticária solar - por exposição ao sol;
- Urticária por pressão - surge após a região da pele ser pressionada por algum objeto;
- Urticária aquagênica - por contato com água.
Quais as causas mais frequentes da Urticária?
Alimentos alergênicos: Ovo, leite, trigo, soja, peixe em crianças menores e nas maiores, adolescentes e adultos: amendoim, peixes, crustáceos. Também podem ocorrer alimentos não-alergênicos - por agentes tóxicos do alimento como o escombróide nos peixes.
Obs. Aditivos Alimentares – raramente envolvidos - vide texto
Medicamentos: Antibióticos ex. Sulfas, Penicilina e derivados; Analgésicos como Dipirona e Aspirina; Anti-inflamatórios; Meios de contraste.
Infecções por Vírus – maior causa na criança
Imunizações e Vacinas
Agentes físicos - supracitados.
Existem fatores que pioram a urticária?
Sim. Exercício físico, estresse, fatores emocionais, calor, aspirinas, bebidas alcoólicas.
Como é o tratamento?
O tratamento e baseia-se especialmente em afastar o agente causal da urticária, quando é possível identificá-lo e no uso de medicamentos adequados.
O uso de medicamentos antialérgicos os chamados anti-histamínicos devem ser orientados pelo seu alergista, pois há vários tipos diferentes e, para cada caso, será indicado o mais apropriado.
Nos casos crônicos vários exames são realizados, e algumas vezes os anti-histamínicos sozinhos não controlam bem os sintomas, fazendo-se necessário o uso de outros medicamentos.
Quando devo pensar que a urticária está associada a gravidade?
Quando associadas a sinais de Anafilaxia conforme o quadro abaixo:
Se a criança tem algum risco para Anafilaxia ela deve receber as orientações para anafilaxia e ser tratada imediatamente com injeções de epinefrina (adrenalina) e corticoides, conforme indicação do médico assistente e encaminhada imediatamente para o serviço médico de Urgência (vide artigo sobre Anafilaxia).
Fonte: Global Resources in Allergy-World Allergy Organization, 2012
Dra. Fernanda Duarte
Alergista, Imunologista e Pneumologista pediátrica
CRM ES 5630. RQE 3761 e 3766
- Graduação em Medicina pela Escola de Medicina Santa Casa de Misericórdia de Vitória
- Residência Médica em Pediatria no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) e em Alergia, Imunologia e Pneumologia Pediátrica no Centro Geral de Pediatria e Hospital Felício Rocho
- Pós graduação em Deficiência Física pela Escola Paulista de Medicina na Associação de Assistência à Criança Deficiente
- Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria